sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Campanha 16 dias de ativismo começa 17 de novembro


16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

A Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres tem sido utilizada como importante estratégia de pessoas, grupos e organizações para promover a consciência em âmbito local, regional, nacional e internacional sobre a violência contra as mulheres como uma violação aos direitos humanos; criar instrumentos de persuasão para que os governos implementem políticas públicas voltadas para a erradicação da violência contra as mulheres e demonstrar solidariedade às mulheres organizadas em um trabalho de promoção à não-violência em todo o mundo.

Promovida no Brasil pela AGENDE Ações em Gênero Cidadania e Desenvolvimento em parceria com Redes e Articulações Nacionais de Mulheres e de Direitos Humanos, Congresso Nacional, órgãos governamentais, empresas estatais e privadas, e agências das Nações Unidas, a campanha é uma iniciativa do Centro para a Liderança Global das Mulheres (Center for Womens Global Leadership) e é realizada internacionalmente desde 1991 em aproximadamente 130 países.

O dia 25 de novembro - Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres - marca o início da campanha e 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direito Humanos - seu encerramento. Integram ainda a campanha o 01 de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids e o dia 06 de dezembro, data do massacre de mulheres de Montreal, que marca a Campanha Mundial do Laço Branco congregando homens pelo fim da violência contra as mulheres. No Brasil, os eventos começam sempre antes, para incluir o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

No Brasil o trabalho se concentra no fortalecimento da auto-estima da mulher e seu empoderamento como condições para sair das situações de violência, adotando como slogan "Uma vida sem violência é um direito das mulheres!". Em âmbito mundial, a campanha tem como lema: "Pela saúde das mulheres, pela saúde do mundo, basta de violência!". Mais informações e dados sobre as edições já realizadas no Brasil no site: http://www.agende.org.br/16dias/

Eventos e ações

Realizar ações e eventos no período da Campanha 16 Dias de Ativismo é fundamental para divulgar os benefícios da Lei Maria da Penha e convocar a sociedade a comprometer-se com a erradicação da violência contra as mulheres É importante elaborar uma programação interativa, seja dentro da empresa ou instituição e nas ações e eventos de mobilização social.

Usar a lei é um compromisso de toda/o cidadã/ao brasileira/o. Incentivar a população a “meter a colher” em brigas de casal é um dever de cada um de nós que acredita que a Lei Maria da Penha vale à pena.

A Campanha 16 Dias de Ativismo será lançada oficialmente na semana de 17 a 21 de novembro, no Congresso Nacional, em Brasília. Para fortalecer a mobilização em todo o País, a sugestão da coordenação nacional da Campanha é que estados, municípios, redes e organizações de mulheres e dos direitos humanos também façam o lançamento na mesma semana.

As datas de mobilização já estão definidas:

23 de novembro - Dia de Mobilização Nacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

25 de novembro - Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, data da abertura da campanha mundial. A proposta é marcar a data com um ato político realizando sessões solenes, simultaneamente, no Congresso Nacional, nas Assembléias Legislativas e nas Câmaras de Vereadores.

01 de dezembro - a proposta é promover a inclusão da temática da Feminização da Aids nos eventos doDia Mundial de Combate à Aids.

06 de dezembro - vamos ampliar a ação realizada no ano passado no Maracanã, onde no dia 25/11, Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, no jogo Flamengo X Atlético Paranaense, no Rio de Janeiro, às 18h, o Flamulher, torcida feminina do Flamengo, entrou em campo segurando uma faixa, de 50m, alusiva à Campanha 16 Dias de Ativismo. O placar eletrônico também mostrou frases sobre a Campanha.

Em 2008, a idéia é levar a ação nos estádios de futebol de diversas cidades do País, no 06/11, Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres – Laço Branco. A ação deve ser articulada entre as Secretarias Estaduais de Políticas para as Mulheres e as Secretarias Estaduais de Esportes. A coordenação da Campanha 16Dias de Ativismo produzirá a arte das faixas e frases para o placar.

10 de dezembro - promover a inclusão da violência contra as mulheres como uma violação dos direitos humanos nos eventos que neste ano marca, também, os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Envie sugestões para a campanha em Cruz das Almas para este blog.

Nenhum comentário: