segunda-feira, 20 de abril de 2009

Tem TOPA na DIREC 32!!!

Em dezembro de 2008 assumi a tarefa de Supervisora do Programa Todos pela Alfabetização - TOPA, na Direc 32 - uma das tarefas mais prazerosas de toda a minha vida profissional.

Para topar esse desafio dexei minha sala de aula e segui para a Direc, a convite de minha companheira de longas jornadas, professora Carlinda Barros de Lacerda, diretora da Direc 32. Foi um sufoco!


Peguei, como se diz, 'o bonde andando', pois o Programa já estava em andamento, tendo encerrado sua primeira etapa e já preparando a 2ª - era a fase do cadastramento de turmas, alfabetizandos/as e alfabetizadores/as e coordenadores/as, contato com as entidades parceiras e a difícil tarefa de continuar o trabalho de Márcia Vinhas (foto), supervisora que deixava a Direc 32 para cumprir outras tarefas.


Contei nesta fase, com o apoio inestimável de Ginna Karla (foto abaixo), Celi, Franci e Rodrigo, colaboradores do Programa, que me ensinaram a tarefa que até hoje aprendo...

Minha primeira atividade 'oficial' como Supervisora foi acompanhar o grupo de representantes das entidades dos movimentos sociais até Salvador, para a Escuta Aberta às Entidades, no inicio de dezembro, onde conheci figuras incriveis, parceiros e parceiras que acreditam no Progtama e nele estão depositando suas energias, sonhos e expectativas de construir uma Bahia livre do fantasma (tão real) do analfabetismo.

No Topa desenvolvemos uma ação educativa das mais significativas - dar acesso à educação formal a milhares de pessoas que durante anos passaram ao largo dos bancos escolares - e por consequencia da cidadania plena - e hoje, aos 40, 50, 60, 70 anos de idade têm a oportunidade de aprender coisas que para nós, letrados/as, são [quase]corriqueiras: escrever o próprio nome num documento como RG ou título de eleitor, compreender uma notícia de jornal ou revista, ler um gibi, uma receita médica, uma carta de amor, um poema. Ir ao banco com segurança e sacar sua aposentadoria sem o medo de errar no uso do terminal eletrônico com todos os seus números e letras. Ter autonomia para ir e vir sem medo de pegar o ônibus errado... Tantos desafios, muita esperança!


Convido voce a partilhar comigo as emoções de viver este Programa, que só é possivel porque a Bahia hoje tem um Governo comprometido com a construção de uma educação para todos e todas. 'Tope' você também!!

Nenhum comentário: