segunda-feira, 16 de março de 2009

Boas Novas


Direitos da mulher pode virar disciplina do ensino médio


A Câmara aprovou, no último dia 10 de março, a inclusão de disciplina sobre os direitos da mulher no currículo do ensino médio em escolas públicas e particulares. Entre outras coisas, os alunos dos últimos três anos da educação básica vão ter aulas que visem a “conscientização sobre os direitos da mulher, abordando os aspectos históricos, sociológicos, econômicos, culturais e políticos que envolvem a luta da mulher pela conquista da igualdade de direitos”.

A matéria, objeto do Projeto de Lei 235/07, da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), foi analisada e aprovada na terça em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). O relator da matéria na comissão, Flávio Dino (PCdoB-MA), disse que “a educação representa caminho central para o pleno respeito aos direitos humanos”. Para ele, o projeto é “importante passo para a redução de desigualdades e injustiças cometidas em razão de preconceito de gênero.”

O projeto original previa que a nova disciplina seria obrigatória, mas a Comissão de Educação e Cultura aprovou apenas a inclusão do conteúdo como disciplina optativa. (Agência Câmara)

Nenhum comentário: